BLOG MARTINS ANDRADE E VOCÊ–CRÍTICA.

FMI CRITICA A NOVA POLÍTICA ECONÔMICA BRASILEIRA.

A francesa Christine Lagarde, presidente do FMI, criticou em Davos-Suíça, no Fórum Econômico Mundial, a nova política econômica do governo Michel Temer.

A crítica chega num momento em que o FMI abandonou o famosos tripé econômico: metas de inflação, cambio flutuante e banco central independente, além do famoso ajuste fiscal com cortes nas atividades sociais.

E aconteceu no momento em que o ministro da Fazenda do Brasil, Henrique Meireles, apresentava e exaltava a nova política adotada pelo governo, com cortes na educação, saúde e investimentos sociais.

O rebate foi imediato. Christine Legarde, advertiu para a nova mudança de visão do FMI, relativamente aos cortes em investimentos, que devem ter seu foco nas desigualdades sociais.

As observações da presidente do FMI concentraram-se nessa nova visão do Banco, que critica as políticas econômicas concentradas em austeridades fiscais, contudo desconectadas dos impactos sociais. "Não sei por que as pessoas não escutaram (que a desigualdade é nociva), mas, certamente, os economistas se revoltaram e disseram que não era problema deles. Inclusive na minha própria instituição, que agora se converteu para aceitar a importância da desigualdade social e a necessidade de estudá-la e promover políticas em resposta a ela", criticou a francesa.

E foi mais além, indo diretamente ao que Henrique Meireles estava expondo e enaltecendo:"Um governo que resolve fazer um ajuste que coloca educação na rubrica de gastos é um governo que condena este país a não ter futuro, a não ter inovação. É um governo que não quer investimento em tecnologia, não quer competitividade internacional, e que quer continuar sendo exportador de commodities. Se tem um governo que deu razões para a gente brigar é este".

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: