O BRASIL MUDOU E VOCÊ NÃO VIU.

Lia é uma frequentadora de Blog.

Num post sobre a proposta de Eduardo Campos, no Blog de Nassif, que está prometendo aumentar em mais 10 milhões o número de famílias do Programa Bolsa Família, Lia postou o seguinte comentário:

Bolsa família é uma esmola. Ah, tem que deixar na escola. Que escola, cara pálida? A que não tem nada. A que tem professor ganhando uma miséria; A que não tem banheiro? A que os alunos tem que se revezar pra assistir aula? Esmola, mata a fome momentaneamente , mas não faz rigorosamente nada para que o beneficiário possa seguir em frente sem ajuda do governo. 40 milhões de votos, essa é a conta da eleição do petê. Quanto ao Campos e Aécio, mais duas bombas tão ruins quanto a ditadora Dilma , o nove dedos e o intelectual da Sobornne.”

Achei interessante a Lia colocar tudo no mesmo saco, sobretudo, o modo como descreveu a escola pública, e resolvei respostar o comentário da senhora.

Iniciei com uma solicitação:

Lia, desce do teu apartamento e vai dar uma voltinha pelo interior!

Tu estás focada no que a Globo publica e pensas que é tudo verdade.

Lia, é verdade que ainda existem rincões cujas salas de aulas ficam muito a desejar. Mas é uma pequena minoria. Geralmente naquele lugares onde o acesso é difícil. Nesse caso, não é só a ausência de professores qualificados que dificulta. São médicos que não querem ir lá, e outros profissionais que se negam a prestar serviço. Contudo, no geral, há sim, investimento em educação.

Lia, hoje, os alunos são apanhados na porta de casa para irem ao colégio, a merenda é boa, a farda é dada pelo estado…E há,sim, bons professores.

Nem tudo é o que se pensa. Você deve ter visto alguma reportagem de alunos se revezando para assistir aula, mas isso não é o todo da escola pública. Com certeza algum prefeito irresponsável, que não aplicou a verba na educação.  Hoje, na maioria das escolas, falta alunos para complementar turmas.

Acho interessante sua ojeriza ao partido do governo e envolve outros presidentes de outros partidos. Não é justo confundir. Nosso país, hoje, é muito diferente do que existia há 12 anos atrás com aqueles presidentes que você citou. Fernando Henrique não botou um tijolo para construir uma escola.

Há programas para incentivar professores a se qualificar, programas de melhoria de desempenho,  já existe um salário mínimo para a categoria, mudou… Muita coisa mudou em 12 anos, no Brasil.

Lia, hoje, com o avanço do conhecimento e da comunicação, não dá mais para as pessoas ficarem repetindo esse bordões sobre isso, sobre aquilo!

Esse Bordão de se dizer que: o governo não aplica em educação e em saúde é manjado. Aplica, sim! E as pessoas estão vendo! É um cidadão que mora em um distrito no interior do Brasil, que viu nascer ao lado de sua casa uma escola, um colégio profissionalizante, Um Curso Técnico. um UPA, uma Policlínica, um hospital regional, que antes não existia.

É o filho ou neto desse cidadão, que antes não tinha chances de frequentar um curso superior,e agora estuda para ser "doutor", quer seja numa universidade pública, quer seja numa universidade privada, custeada pelo poder público.

Veja os casos das escolas técnicas e universidades. Há 12 anos o Brasil contava somente 25 escolas técnicas federais. Hoje são mais de 250! Em 12 anos foram criadas mais de 25 Universidades Federais!

Lia, o Brasil mudou e você nem viu!

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: