PORQUE O COMBATE A CORRUPÇÃO NO BRASIL NÃO AVANÇA.

OU UMA AÇÃO ENTRE AMIGOS

Ontem, 21 de abril, pessoas incentivadas por redes sociais, e tendo em sua maioria gente ligada aos partidos de oposição, ou classe média, saíram às ruas, clamando contra a corrupção.

Muitas dessas pessoas baseiam suas investidas anticorruptivas no que a imprensa publica.

Muitas delas, sem o saber, atendem ao chamamento de grupos ultra-direitistas, escondidos nos sítios e redes da internet, que nada querem contra a corrupção, mas fragilizar um governo na tentativa de eleger um dos seus no comando político brasileiro.

Os novos caras-pintadas estão indo às ruas sem as informações concretas do porquê de estarem ali. A não ser o fato do incentivo dado pelos neoliberais, que repito, não mostram a cara nas redes da internet, e cooptam os jovens com o belíssimo mote da corrupção.

Concretamente, os neoliberais nunca combateram corrupção neste país. Nem poderiam. Pelo contrário, não a criaram, mas exacerbaram-na ao extremo. Não apuraram coisa nenhuma. Afinal, o neoliberalismo no Brasil juntou empresários, alguns quase falidos, outros em falência, com políticos oportunistas, e foram para a política, e de lá para os cofres públicos foi um pulo. 

Quem quiser conhecer um pouco do que foi a corrupção, que quase destruiu este país nos governos neoliberais, leiam “A Privataria Tucana” , do Jornalista Amaury Júnior, que prova com documentos de fé pública as tramoias dos que, hoje, pregam contra a corrupção.

Há 512 anos que a população desse país clama contra as imoralidades de seus governantes com o dinheiro publico. Mas tem menos de dez anos que os governantes tentam criar um modelo de combate a essas agressões ao patrimônio e ao erário público, todos destruídos por quem teria o dever e o zelo de mantê-los, como veremos adiante.

E para provar que alguns grupos, que agora incentivam aos jovens a ir à rua combater a corrupção, não têm nada contra a corrupção, mas apenas desestabilizar ou enfraquecer o governo ante à população, discorreremos sobre alguns fatos: o caso Sivam, aquele que os neoliberais gastaram fortunas de reais para estabelecerem o sistema de segurança na Amazônia, mas que na verdade foi um sorvedouro de dinheiro do povo, e que nunca foi divulgado pela grande imprensa nacional. Portanto, foi um ato de corrupção de grande proporção, mas abafado pela mídia. Você nunca soube.

O caso do Banco do Nordeste: segundo alguns funcionários, o  rombo chegou a quase 20 bilhões de reais, mas o Tribunal de Contas da União-TCU só apurou sete bilhões desviados. Nesse caso, o banco financiava falsos empreendimentos, ou empreendimentos cujos resultados nunca foram concretizados. Eram empresas de amigos, que pegavam as primeiras parcelas do financiamento, depois pediam falência ou concordata e o dinheiro do povo retornava aos cofres de partidos para financiar campanhas  políticas. Os esqueletos desses desvios ainda podem ser vistos ao longos das BR’s e estradas nordeste a fora. São construções  abandonadas, galpões iniciados e não finalizados, cujos principais fins eram os recebimentos de parcelas do investimento liberado. Você também nunca soube.

O caso BEC – Banco do Estado do Ceará, que perdeu um bilhão de reais emprestando dinheiro a amigos de políticos, que segundo auditoria do Banco Central, devolviam entre 20% e 40% para um certo grupo político do estado, e cujo processo até hoje ainda dorme no Supremo e nenhum desses, que convocam os jovens para ir a rua combater a corrupção, tem coragem de tocar no assunto. A mídia tupiniquim não tem coragem de tocar no assunto.

O pior de tudo, e que nunca demostraram  para esses jovens, é que já se criaram nesse país, órgãos com capacidade elevada e técnica refinada para combater essa chaga de mais de 500 anos, que se perpetua no Brasil, que é a corrupção, mas torpedeada, dinamitada por altas autoridades, cujos interesses em combatê-la é igual a uma dízima periódica de zero, nunca foram para a frente.

O interesses deles é chegar ao comando político da nação, perto dos cofres públicos e transformar o estado em uma ação entre amigos.

Complementando nosso raciocínio, reproduzo em nosso Blog Martins Andrade e Você, o post publicado no Blog de Luís Nassif, que explica porque a corrupção neste país não é combatida.

Uma CPI para a revista Veja

Enviado por luisnassif, dom, 22/04/2012 – 08:00

Coluna Econômica – 22/04/2012

O delegado Paulo Lacerda tinha tudo para ser um ícone do funcionalismo público. Funcionário exemplar, foi responsável pela transformação da Polícia Federal em uma organização eficiente e peça chave na luta contra a corrupção e o crime organizado.

A virada da PF foi o primeiro alento, para o cidadão comum, de que o crime organizado poderia ser combatido de forma eficiente pelo Estado.

Nomeado para a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), estava pronto a repetir o trabalho na PF e a dotar o Sistema Brasileiro de Inteligência (o SISBIN, a coordenação das diversas agências públicas no combate ao crime organizado) em uma organização exemplar.

Em 2007, junto com o general Félix, Ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) visitou os Estados Unidos atrás de modelos de atuação contra o terrorismo e o crime organizado, remodelado após os atentados de 11 de setembro.

Visitaram o Departamento de Defesa, a CIA, o Tesouro, o FBI e um novo órgão, o Departamento Nacional de Inteligência, criado justamente para supervisionar a ação dos demais e integrar as investigações.

Havia a necessidade de um supervisor similar no Brasil, capaz de coordenar as informações provindas da PF, da Receita, Banco Central, COAF, INSS etc. Como a ABIN é um órgão de inteligência,

Decidiram criar um Departamento de Integração do SISBIN dentro da Agência. Reformou-se um anexo da ABIN, instituíram-se concursos que trouxeram novos funcionários, de alto nível, definiu-se uma política de cargos e salários.

O DI ficou em um andar inteiro. Havia um imenso corredor, com um conjunto de salas, cada qual destinada a um órgão da SISBIN. Não havia ingerência da ABIN. Cada órgão indicava um funcionário para trabalhar seu banco de dados, sem obrigação de passar os dados para o grupo.

No fim do corredor, uma sala onde haveria reuniões diárias de todos para analisar as demandas e definir as estratégias de combate ao crime organizado.

Estava tudo pronto para começar, quando estourou a Satiagraha. E aí, uma ação conjunta de Daniel Dantas, da revista Veja, do então presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes e do Ministro da Justiça Nelson Jobim, destruiu o trabalho e atrasou em anos o  avanço da luta contra o crime organizado.

Primeiro, foi a história do “grampo sem áudio” – o telefonema supostamente gravado entre Gilmar Mendes e o lugar-tenente do bicheiro Carlinhos Cachoeira, senador Demóstenes Torres -, repercutido com exclusividade pela Veja.

Depois – mais grave ainda – o falso alarme do STF de que teria havido escuta no órgão. Com base em um relatório que tecnicamente não comprovava escuta, homens de confiança de Gilmar abasteceram a revista – sempre a Veja – com falsas denúncias.

O terceiro tiro foi dado por Jobim que, com base em uma lista falsa, acusou a ABIN de dispor de equipamentos de escuta. A denúncia, mais uma vez, arquitetada com a Veja.

A soma de pressões obrigou ao afastamento de Paulo Lacerda e sua aposentadoria do serviço público.

Nesse período, a revista se aliou a dois esquemas barra-pesadas, o do Banco Opportunity e o de Carlinhos Cachoeira.

A CPI será uma boa oportunidade de passar essas histórias a limpo.

 

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • Elifaz  On 04/05/2012 at 16:21

    http://prelifaz7adonai.blogspot.com.br/
    VEJA ALGUNS VIDEOS DO YOUTUBE DE VARIAS CORRUPÇÕES NO BRASIL. VEJA O QUE ESTA SENDO FEITO COM OS IMPOSTOS ARRECADADOS DO POVO. JUSTIÇA SEJA FEITA, QUE ELES TENHAM O MESMO DIREITO QUE É DADO AO POVO. QUE SEJA ELIMINADO AS REGALIAS, COMO APOSENTADORIA COM 8 ANOS DE MANDATO, E OUTRAS APOSENTADORIAS COM MENOS DE 1 UM MÊS, E SE APOSENTEM IGUAIS AO POVO, APÓS 30 ANOS, E SER TAMBÉM CORRIGIDO A TODOS QUE JÁ ESTÃO APOSENTADOS, OU SEJA OS ANTERIORES, E OS ATUAIS, E OS POSTERIORES, SEM EXCESSÃO. CASO NÃO, A FALÊNCIA É CERTA ! E TAMBÉM DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA, E FIM DA IMUNIDADE A TODOS, E USUFRUIR DO INSS, OU DE CONVÊNIOS DESDE QUE ELES PAGUEM DO SEU SOLDO, E QUE TENHAM SALARIO DE NO MAXIMO 12 MIL, E ZERO DE AJUDA DE CUSTO. DE QUE ADIANTA ELES DIZER TER SALARIO DE 26 MIL E TER MAIS AJUDA DE CUSTO DE MORADIA DE 10 DEZ MIL REAIS, E AJUDA DE CUSTO DE CABELO, ROUPAS, VIAGENS AÉREAS, COMBUSTÍVEL, CONVÊNIOS, ETC, ETC, ETC ! SIGAM O EXEMPLO DOS PARLAMENTARES DA SUÉCIA, POIS ELES ESTÃO SATISFEITOS E O POVO TAMBÉM.

    PARLAMENTAR, AFIRMA NESTE VÍDEO QUE NO SENADO, FORAM ELEITOS VÁRIOS EX- PRESIDIÁRIOS POLÍTICOS, CONDENADOS POR ESTUPROS, ROUBOS, ASSASSINOS, E TRABALHAM GOVERNANDO O BRASIL.

    SALARIO DE PARLAMENTAR POR MINUTO 11.545,00 ONZE MIL QUINHENTOS E QUARENTA E CINCO REAIS.
    E TEM O DIREITO SE ELE QUISER, SE APOSENTA COM 8 ANOS, E VÁRIOS JÁ FORAM APOSENTADOS COM MENOS DE 1 MÊS DE TRABALHO. E PARA O POVO SALARIO MINIMO, E APOSENTADORIA APÓS 30 ANOS, E COM MUITA BUROCRACIA.
    CLIQUE E VEJA http://www.youtube.com/watch?v=tpNXLbbILt0

    POLÍTICOS APOSENTADOS, SÓ COM 10 DIAS, E SALARIO MAIS DE 22 MIL REAIS; SÃO GASTOS MAIS DE 30 MILHÕES PARA PAGA-LOS, SEM CONTAR OS DEMAIS POLÍTICOS. E O TRABALHADOR BRASILEIRO 720,00 REAIS E SE APOSENTA APÓS 30 ANOS COM MUITA BUROCRACIA !
    VEJA http://www.youtube.com/watch?v=PsRZzL2kUlM&feature=related

    TEM UMA AJUDA DE CUSTO DE 100 CEM MIL REAIS, FORA OS SALÁRIOS ABSURDOS.
    POR ISSO A MAIORIA DO POVO, VIVE EM SITUAÇÃO PRECÁRIA, E TEM SISTEMAS DE : SAÚDE, ESCOLAR, RODOVIAS, ETC. FALIDOS, E O BRASIL CAMINHA A FALÊNCIA, POR CONTA DA CORRUPÇÃO !

    OS CORRUPTOS ROUBAM E MATAM, MUITO MAIS DO QUE TODOS OS LADROES PRESOS NO BRASIL TODO. OS IMPOSTOS E DEMAIS ARRECADAÇÃO É DE TODO O POVO, ENTÃO ELES DESVIANDO, ROUBAM TODO O POVO; MATAM, PORQUE MORRE MILHARES DE PESSOAS AS MÍNGUAS, DEVIDO A PRECARIEDADE DE ASSISTÊNCIA DE SAÚDE, TODA ESSA DESGRAÇA É DEVIDO AOS CORRUPTOS, QUE CONTINUAM EFETUANDO DESVIOS DE VERBAS, OS QUAIS SERIA PARA BENEFICIAR O POVO EM VÁRIOS ASPECTOS.

    FARSA NOS JOGOS DAS LOTERIAS, 75 PESSOAS ENVOLVIDOS,
    OS FAMOSOS LARANJAS, SÓ UM DELES GANHOU 525 PRÊMIOS
    CADA PRÊMIO NO VALOR DE 3 MILHÕES E 800 MIL REAIS.
    O TOTAL DE TODOS CHEGA A TRILHÕES DE REAIS.
    ATÉ NISSO OS CORRUPTOS ROUBAM O POVO.

    IMAGINA ! A PUNIÇÃO AOS CORRUPTOS É APOSENTA-LOS !

    AUMENTAM O NUMERO DE VAGAS DE POLÍTICOS.

    DESVIOS DE VERBAS EM CONSTRUÇÕES.

    FRAUDES NAS URNAS ELETRÔNICAS !

    VEJA NA SUÉCIA O DIREITO DADO AOS PARLAMENTARES E
    DEMAIS AUTORIDADES E AO POVO.
    ASSIM DIMINUIRIA AS IMPARCIALIDADES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: